A coordenadora da bancada feminina, deputada Luisa Canziani (PSD-PR), participou na terça-feira (14) da inauguração da exposição “Mulheres: histórias e conquistas”, organizada pela Secretaria da Mulher e o Centro Cultural da Câmara. “A exposição expressa apenas uma parte linda, a história de lutas e conquistas das mulheres, mas é fundamental prestar atenção a cada um desses painéis para conhecer, relembrar e reverenciar cada etapa dessas conquistas”, disse a parlamentar paranaense.

A inauguração integra a campanha “Março Mulher”, que debate a igualdade de gênero e tem como ponto de partida as mais de 7.800 propostas legislativas que tiveram origem na iniciativa feminina nos últimos 20 anos. Na última legislatura, entre 2019 a 2022, foram aprovadas 218 proposições e sancionadas 103 leis do interesse da mulher, segundo levantamento da Secretaria da Mulher da Câmara.

A ideia é revisitar conquistas políticas das mulheres, passando pelo direito ao voto em 1932; a eleição da primeira deputada, Carlota Pereira de Queirós, em 1933; a atuação da chamada “bancada do batom” durante a Constituinte; chegando à legislatura atual com o recorde de 91 deputadas federais eleitas.

A linha cronológica reforça a conscientização sobre a importância do trabalho das mulheres na política desde o século 19 e tem impacto no desafio enfrentado pelas deputadas atuais.

“Um trabalho significativo e respeitável, por isso queremos narrar uma história de conquistas por meio desse painel. Nosso objetivo é contribuir para que a sociedade respeite e valorize cada vez mais a mulher”, destacou a procuradora da Mulher, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP).

A exposição pode ser visitada até o dia 24 de março no corredor Tereza de Benguela, que dá acesso ao Plenário da Câmara.