O prefeito Rogério Franco

 

A gestão do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), lançou a campanha Drink La Penha para proteger mulheres que se sentirem intimidadas, assediadas ou vítimas de alguma forma de violência durante encontros em estabelecimentos comerciais do município da Grande São Paulo. Nos locais que aderirem à campanha serão afixados cartazes com a informação de que a mulher poderá pedir ajuda para sair do lugar de maneira segura.

Os cartazes serão colocados, principalmente, nos banheiros femininos de bares, casas noturnas, lanchonetes, tabacarias, espaços reservados para shows e restaurantes. Caso seja necessário, a vítima só precisa ir até o balcão, procurar um barman ou garçom e pedir o “drink La Penha”.

Esse será o código para que seja acionada a Guarda Municipal, a Polícia Militar, um táxi ou mesmo o segurança do próprio local, que poderá acompanhar a mulher até o carro. O código faz referência à Lei Federal 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, que estabelece punições para quem pratica violência contra mulheres.

Os primeiros cartazes da campanha foram colocados nesta quinta-feira (20) no Ristorante e Canto, na Granja Viana. “Temos lançado mão de diversas medidas para prevenir e combater a violência contra a mulher. Essa campanha vem ao encontro das políticas públicas que temos adotado, entre elas podemos destacar o convênio com o Ministério Público e o Judiciário que resultou na implantação da Guardiã Maria da Penha em nossa cidade, além de um anexo no fórum que trata exclusivamente dos casos de violência contra a mulher”, destacou o prefeito.

A secretária municipal da Mulher, Ângela Maluf, disse que espera contar com mais adesões à campanha. Os comerciantes e empresários que quiserem saber mais sobre a iniciativa podem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 95885-0112.

“Não podemos ficar inertes diante do aumento da violência contra a mulher, do feminicídio em nosso País. Cotia está lutando contra esse mal”, afirmou a secretária.