Edição Scriptum com Revista Voto

 

Seis senadoras da República, de Estados diferentes e personalidades plurais, no mesmo palco para refletir sobre a presença feminina em espaços de poder no País. Eis a temática da edição do Brasil de Ideias de segunda-feira (13), em homenagem ao case de liderança das mulheres do PSD. Em São Paulo, o fórum reuniu cerca de 200 executivos empresariais e lideranças políticas como o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Presidente do PSD nacional e atual secretário de Governo no Estado de São Paulo, Gilberto Kassab disse que a realização vem ao encontro da necessidade de potencializar novas líderes país afora. “A política precisa desta serenidade, deste equilíbrio e de um senso aflorado de espírito público. Mais do que nunca, precisamos deste carinho e acolhimento para construir um Brasil de todos, sem tempo para esperar”, afirmou.

A presidente do Grupo Voto, Karim Miskulin, falou da igualdade de oportunidades, da vocação e do trabalho que forja líderes transformadores. De frente para o presidente da sigla, disse: “Kassab, eu fico emocionada. E preciso explicar o porquê: porque há quase 20 anos, quando decidi abrir a Revista Voto, lá no Rio Grande do Sul, sendo a primeira publicação 100% aplicada à política do Brasil, ninguém entendia muito bem esse movimento. Como assim uma mulher aqui? Como assim ela pauta a política? E não esmorecemos, não desviamos o olhar do futuro, não reduzimos a força e muito menos a esperança, e vencemos. Mas não vencemos pela cota. Não vencemos pelo discurso. Crescemos e vencemos pelo talento, pelo esforço redobrado, pelo trabalho que nos eleva e nos faz”, afirmou.

Mais mulheres, por quê?

A presidente do Conselho Feminino da FIESP, Marta Lívia Suplicy, foi responsável por mediar o principal painel desta edição do Brasil de Ideias. No evento, falou da construção de novos nomes a favor do Brasil e da necessidade de a política aliar discurso e ação. “Tenho muita honra em participar de um evento junto com um partido que se mobiliza para forjar lideranças”, destacou.

Símbolo de força, luta pela inclusão e ativista social, a senadora Mara Gabrilli, de São Paulo, foi enfática e aplaudida ao dizer que “sem mulher na política, não há democracia real”. Ainda destacou a necessidade de a política nacional tratar com prioridade a educação, área basilar para que o futuro seja menos desigual e com mais oportunidade.

Da Paraíba, a senadora Daniella Ribeiro convidou a pensar quando disse: “A mulher pode sentar à mesa e no melhor lugar. Porque nós nos acostumamos a sentar apenas nos lugares que sobravam. Nós estamos aqui hoje para mudar isso. O que determina a posição é a competência, e não o gênero.” Aplaudida de pé, reforçou a necessidade de a política brasileira se voltar para os problemas reais do cidadão.

Problemas reais, respostas necessárias

A senadora Margareth Buzetti, do Mato Grosso, disse que o país precisa reconhecer mais suas mulheres, dando voz e visibilidade a elas. “Precisamos dar luz às brasileiras desconhecidas”, frisou.

Zenaide Maia, senadora do Rio Grande do Norte, pautou o desenvolvimento social como uma emergência. “Essas pessoas que estão com o Bolsa Família não é porque não querem trabalhar. É porque não conseguem achar uma oportunidade. Precisamos gerar emprego e renda”, afirmou. Provocando a reflexão, Zenaide ainda disse que nunca viu um país sair do atoleiro sem investimento estatal.

Mérito: o trabalho vale a pena

“Chegamos ao Senado Federal sem cotas. Chegamos aqui porque lutamos, e seguimos lutando muito. E uma de nossas lutas é o fim da violência contra a mulher, que cada vez mais precisa de mecanismos de denúncia, escuta ativa e proteção”, defendeu a senadora do Maranhão Eliziane Gama. “Eu não posso dizer que a mulher é prioridade nas políticas públicas se eu não incluo ela no orçamento”, provocou.

Do Piauí, a senadora Jussara Lima disse que a participação da mulher como protagonista não pode ser refém do mês de março, uma mera comemoração; mas precisa, isto sim, circular de maneira mais incisiva para que se abram novas oportunidades, como forma de reflexão e mudança cultural.

As senadoras foram prestigiadas por membros do Governo do Estado de São Paulo como o vice-governador Felicio Ramuth, o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, o secretário de Habitação, Marcelo Branco, o ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho, os senadores Irajá (PSD-TO), Angelo Coronel (PSD-BA) e Lucas Barreto (PSD-AP), deputados federais como Cezinha de Madureira (SP), Júlio César (PI) e Ricardo Silva (SP), e o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), a secretária do PSD Mulher nacional, Ivani Boscolo, e a coordenadora do PSD Mulher nacional, Alda Marco Antonio, além de deputados estaduais, como o paulista Paulo Corrêa, prefeitos e vereadores, como os paulistanos Edir Sales e Rodrigo Goulart. As senadoras também conversaram com líderes empresariais sobre a presença de mulheres em espaços de poder e representatividade feminina.

Em seu discurso de encerramento, Gilberto Kassab, presidente do partido, agradeceu a expressiva presença das mulheres na sala lotada, com mais de 350 pessoas, e dedicou o evento a senadora Mara Gabrilli e a ex-deputada Zulaiê Cobra, cardiopata que passou um longo período em tratamento médico: “Quero homenagear essas duas grandes figuras femininas e dedicar esse evento a vocês, Mara Gabrilli e Zulaiê Cobra. Mulheres com imensa vontade de viver e construir um Brasil melhor”, afirmou Kassab.