A vereadora e prefeita em exercício Irene Rodrigues Ramos Duarte

A atual prefeita em exercício de Araguanã, município de seis mil habitantes às margens do rio Araguaia, na região norte do Tocantins, é a vereadora Irene Rodrigues Ramos Duarte (PSD). Ela assumiu o cargo recentemente e é candidata a permanecer se for a escolhida na votação marcada para o próximo domingo, dia 2 de agosto, na Câmara Municipal. Se vencer, porém, seu mandato irá só até o dia 31 de dezembro. No dia seguinte, o cargo será ocupado pelo candidato que vencer as eleições de novembro.

A escolha do novo prefeito de Araguanã será feita de forma indireta pelos vereadores. Irene Rodrigues Ramos Duarte assumiu após uma sucessão de fatos que abalaram a cidade, com o prefeito anterior e o presidente da Câmara de Vereadores falecendo com poucos dias de intervalo.

O prefeito eleito em outubro de 2016, Fernando Luiz dos Santos (PSD), tomou posse no dia 1º de janeiro de 2017 e renunciou em dezembro do mesmo ano, por problemas pessoais. O então vice-prefeito, Hernandes Neves de Brito (DEM), seguiu à frente da gestão municipal, mas contraiu a covid-19 e morreu no 11 de junho. Durante o afastamento de Hernandes Neves para tratamento de saúde, o então presidente da Câmara de Vereadores, Cícero Cruz de Araújo (PSD), assumiu como prefeito interino. Mas ele também faleceu após um infarto fulminante na saída de um restaurante no dia 26 de junho. Assim, quem assumiu foi Irene Duarte, vereadora de primeiro mandato que era a vice-presidente da Câmara.

Duas chapas vão concorrer na votação do dia 2. A primeira é formada por Irene Rodrigues Ramos Duarte (PSD), candidata a prefeita, e Maria de Lourdes Fortaleza (DEM), candidata a vice-prefeita. A segunda é formada por Raimunda da Silva Leite (PSC) e Cícero Alves Sousa (PSC), candidatos a prefeita e vice-prefeito, respectivamente.