O prefeito Enivaldo dos Anjos

 

Em Barra de São Francisco, município de 45 mil habitantes na região noroeste do Espírito Santo, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) decidiu inovar na escolha do titular da Secretaria de Educação. Ele deixou aos professores da rede municipal de ensino a possibilidade de eleger três candidatos (as) e vai escolher o novo responsável pela pasta entre os eleitos.

A votação ocorreu na quinta-feira (21) e, dos 204 votos registrados, a professora Delma do Carmo Ker e Aguiar foi a que conquistou mais eleitores: 80. Magda de Almeida Rezende teve 63 votos e Laucenir Alves de Souza e Faria ficou com 49 votos. Ao todo cinco candidatos se inscreveram.

Nos dias 25 e 26 de janeiro as três candidatas terão a oportunidade de defender, diante do prefeito, os seus projetos para a educação no município. No dia 27, quarta-feira, Enivaldo vai anunciar o projeto escolhido e quem ocupará a Secretaria de Educação pelos próximos dois anos, conforme prevê o edital que convocou a eleição direta.

 

As três candidatas terão a oportunidade de defender, diante do prefeito, os seus projetos para a educação no município.

 

Além de uma eleição inédita para escolha da futura secretária de Educação, o município ainda transmitiu, ao vivo, pelo site da prefeitura a apuração dos votos, que ocorreu em 22 minutos.

A escolha de três mulheres para a lista garante uma proporcionalidade de 43% de representatividade feminina no secretariado do prefeito Enivaldo dos Anjos. São 14 integrantes do primeiro escalão, dos quais, atualmente, cinco são mulheres. A sexta virá da Educação.

As candidatas

Delma do Carmo Ker e Aguiar, 48 anos, casada, mãe de dois filhos, foi secretária de Educação na gestão passada. Educadora há mais de três décadas, tem experiência em todas as etapas da educação básica, iniciando nas escolas do campo. Também atuou na coordenação e professora em nível universitário. Formada em Pedagogia e História, pós-graduada em Psicopedagogia, Administração Escolar e Gestão Escolar.

Magda de Almeida Rezende, 46 anos, atua no magistério da cidade de Barra de São Francisco há mais de 25 anos, como professora em todas as modalidades de ensino, tendo sido também diretora escolar e coordenadora pedagógica. Diz que conhece “as dores e as delícias de ser professora e nessa perspectiva da educação com a relação entre seres humanos”, é que se apresenta como candidata.

Laucenir Alves de Souza e Faria tem 53 anos, nasceu em Barra de São Francisco, e ressalta sua experiência de 27 anos no setor educacional do município, onde exerceu funções de professora, coordenadora, supervisora, diretora e, atualmente, inspetora no município de Mantena (MG). Sua campanha teve como prioridade promover a participação direta de todos os interessados, profissionais da educação, por meio de videoconferências, para que ajudem a construir decisões democráticas e em sintonia com os interesses da comunidade.