Redação: Scritpum

 

O crescimento da participação da mulher nas atividades político-partidárias foi o tema abordado por Ivani Boscolo, secretária nacional do PSD Mulher, na reunião do Espaço Democrático – a fundação para estudos e formação política do Partido Social Democrático – desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

Ivani, que é senadora suplente por São Paulo, fez um balanço das atividades do núcleo feminino do partido ao longo dos seus dez anos de história, ao lado de Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher e Adriana Flosi, vice-coordenadora nacional.

“Quando começamos a trabalhar conseguíamos reunir quatro, cinco mulheres para reuniões que pretendiam atraí-las”, lembrou ela. “Até 2019 tínhamos que ir pessoalmente aos Estados levar a nossa mensagem e mostrar a necessidade de mais mulheres na política, mas isso tomava tempo e tinha custos”. A partir de 2020, relatou Ivani, o PSD Mulher passou a utilizar os encontros virtuais durante o período eleitoral e conseguiu realizar cursos, palestras, treinamento e reuniões com todos os diretórios. “Sempre visando as eleições e fomentando a necessidade de mais mulheres na política”, disse.

Hoje é possível ver o avanço que ocorreu. Em 2021, o núcleo feminino instituiu o modelo de palestras com assuntos da atualidade: feminicídio, relatos sobre a covid-19 e o impacto sobre os profissionais da saúde, discussão desde o orçamento doméstico até o orçamento público, meio ambiente e a importância da mulher no parlamento, entre outros temas. “O congresso discute mudanças e nós, mulheres, como ficamos?”, perguntou. No final daquele ano, em novembro, o PSD Mulher reuniu cerca de 600 mulheres de todo o Brasil em um evento em Brasília.

O desafio, porém, continua sendo enorme. Ela lembra que embora mais da metade do eleitorado brasileiro seja de mulheres, 52%, nas eleições de 2020 apenas 12,1% de mulheres foram eleitas prefeitas, enquanto 87,9% dos homens se elegeram. Na disputa da Câmara Federal o resultado foi pouco melhor: apenas 16% de mulheres eleitas.

Ivani também comentou, em sua exposição, o episódio envolvendo o deputado estadual Arthur do Val, que em mensagens para amigos fez comentários sexistas sobre as refugiadas ucranianas. “É um episódio triste, que aconteceu quase às vésperas do Dia Internacional da Mulher”, apontou ela. “É inacreditável que no século 21 ainda tenhamos homens com essa mentalidade misógina e mesquinha”, disse. “A mulher merece respeito”.