Evento em Salvador reuniu deputadas, prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e pré-candidatas aos respectivos cargos eletivos nas eleições de 2020.

Um grande público, formado por uma maioria de mulheres, participou na segunda-feira (16) de encontro promovido pelo PSD Mulher Nacional em Salvador, capital da Bahia. O ato político teve a presença de Ivana Bastos, deputada estadual e presidente do PSD Mulher na Bahia, e sua colega de partido e de parlamento Jusmari Oliveira, além de prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e pré-candidatas aos respectivos cargos eletivos nas eleições de 2020.

Sob coordenação nacional de Alda Marco Antonio, o encontro promovido pelo PSD Mulher, que tinha como principal objetivo discutir a participação da mulher na política, teve participações do senador Angelo Coronel, do deputado estadual e líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, Alex da Piatã, e do vereador e presidente do PSD em Salvador Edivaldo Brito. O presidente estadual, senador Otto Alencar, também enviou mensagem, em que lembrou que, atualmente na Bahia o PSD tem 15 prefeitas, três deputadas estaduais e 75 vereadoras “e no ano que vem queremos ter essa participação ativa em toda a Bahia”, afirmou.

O encontro teve a palestra sobre “Nova Lei Eleitoral” com a advogada Tâmara Medina; “Políticas Públicas para as cidades na visão das mulheres”, proferida por Jacira Vieira de Mello; “Comunicação Eleitoral” com Eliene Koshima; “Ronda Maria da Penha” com a Major Denice Santiago; “Empoderamento Feminino” com Débora Santana; “Mulher na Política” com Ivana Bastos.

Ivana Bastos: “Esperamos que essas pessoas que participaram saiam com as mentes transformadas”

Ivana afirmou que este evento é fundamental, pois é o valor da mulher na política, “e o PSD é o partido que tem maior representatividade feminina na política em toda a Bahia, maior número de vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas, pra gente é sempre importante reunir e mostrar a força da mulher, e esperamos que essas pessoas que participaram saiam com as mentes transformadas”, falou a deputada e presidente do PSD Mulher no Estado.

A parlamentar disse que o PSD já instalou 77 diretórios no Estado e que deverá apoiar todas as mulheres que tenham a pretensão de concorrer a cargo público já em 2020.

A vice-prefeita de Conceição do Coité, Genivalda Pinto, conhecida por ‘Val’, disse que para as mulheres é um grande avanço visualizar mulheres ocupando todos os cargos. “A gente vê que a mulher está tendo seu espaço de igualdade, assim como os homens e que em 2020 esperamos que muitas dessas que estão aqui possam alcançar seus objetivos.” Genivalda é uma das presidentes de diretório e está em seu primeiro mandato em cargo público. Entre os nomes mencionados por Val está a ex-secretaria de Saúde do Município de Monte Santo, Itacia Andrade, filha do ex-prefeito Jorge Andrade.

Uma das prefeitas da Bahia pelo PSD é Quitéria Carneiro, do município de Santaluz. Ela disse que saiu fortalecida do evento e afirmou que mantém um trabalho incessante para o benefício da população luzense.