
Partido tem encontro sobre inteligência artificial
O PSD Mulher recebeu nesta quarta-feira (22) palestra da economista Cynthia Michels, ”Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades”. Especialista no tema, com treinamento a empreendedores e empresas na área de inovação, graduada pelo Insper, com especialização em governança, Cynthia apresentou às participantes da atividade na sede nacional do PSD aspectos relacionados a impactos da inteligência artificial em diferentes aspectos da vida. “O que é afinal inteligência artificial, e como podemos trazer a IA para o dia a dia?”, pontuou.
A apresentação teve participantes na sede do PSD e também remotamente, com transmissão pela rede, e filiadas e militantes do partido levantaram diferentes questionamentos. Cynthia apontou que esteve recentemente no Vale do Silício, principal pólo tecnologia dmundo, nos EUA, e destacou, entre outras informações, estimativa de que as grandes “bigtechs” (empresas de alta tecnologia de alcance global) devem computar investimentos na casa de 250 bilhões de dólares.
“Isso implica mudanças profundas e transversais em toda a sociedade, e implica que prestemos muita atenção nos seus impactos, em riscos e em potenciais benefícios”, disse. Entre outros aspectos, a palestrante pontuou levantamento da rede Linkedin com 15 “habilidades em alta que definem o futuro profissional”, e a “alfabetização” em inteligência artificial é a primeira delas.
Entre as aplicações diversas que já estão se intensificando e merecem atenção, Cynthia destacou iniciativas relacionadas a educação, gestão em saúde, economia (negócios, investimentos, trabalho e renda), participação política e democracia, além de segurança pública.
Nesse aspecto, as participantes destacaram por exemplo novas ferramentas voltadas a monitoração e prevenção à violência, como ocorre na capital paulista com o sistema “Smart Sampa” – que emprega câmeras, sistemas de monitoramento e bancos de dados em segurança pública –, e os debates que trazem sobre prevenção e combate à criminalidade mas também questões de privacidade.
A especialista ponderou que o seu uso cada vez mais crescente da inteligência artificial não pode ser feito sem reflexão crítica e ressaltou que este não é um “momento qualquer” da evolução tecnológica. Nesse sentido, demanda também reflexões sobre regulamentação, “sem viés ou olhar ideológico”, com foco na adequada em questões de responsabilização e benefícios à sociedade.
Também lembrou que a necessidade computacional trazida pelo uso cada vez mais intensivo da Inteligência Artificial ao redor do mundo vem trazendo desafios ambientais relacionados ao consumo de água e energia.
“Este é um dia especial para o PSD Mulher, temos a sorte de contar com essa apresentação e com uma companheira que vivencia muito de perto este tema e já esteve no ‘Vale do Silicío’, podendo dividir com todas reflexões muito importantes”, destacou a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio.
Ivani Boscolo, secretária nacional do PSD Mulher, também referiu a importância da atividade e pontuou aspecto prático da inteligência artificial. “Quem não faz uso ainda das novidades que a inteligência artificial traz, com consciência e reflexão, precisa aprender a usa-las, e este é um debate da maior importância”, disse.