
Mara Gabrilli propõe homenagem pelos 150 anos do ‘Estadão’
“O Estadão é o segundo jornal mais antigo do País em circulação. O periódico noticiou e teve atuação decisiva nos principais fatos da cidade de São Paulo, do Estado, do País e do mundo. Nas suas páginas, defendeu causas como a abolição da escravidão e o regime republicano, resistiu aos arbítrios de governos ditatoriais e estampou o que se tornariam clássicos da literatura brasileira”, ressaltou a senadora Mara Gabrilli.
A senadora também destacou os avanços recentes do Estadão, mencionando especialmente a reorganização da redação com foco na produção digital e o uso pioneiro da inteligência artificial generativa.
“Hoje, permanece cumprindo o seu propósito, com jornalismo voltado a defender a coisa pública, a democracia e as liberdades, por meio de reportagens exclusivas, grandes coberturas e editoriais que pautam o debate no País”, completou Mara Gabrilli.
A homenagem realizada no Congresso Nacional reforça o reconhecimento público ao jornal Estadão por seu papel essencial na informação qualificada e defesa contínua dos valores democráticos, reiterando sua importância histórica e contemporânea para o país.