
Eliziane Gama critica mandato de 10 anos para senadores
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado debate atualmente a proposta que prevê o fim da reeleição e mudanças significativas na duração dos mandatos parlamentares. Apesar do amplo apoio ao fim da reeleição, a proposta de ampliar para dez anos o mandato dos senadores tem enfrentado resistência entre parlamentares.
A senadora Eliziane Gama manifestou-se contrária à proposta de extensão do mandato dos senadores para dez anos e também criticou o aumento de quatro para cinco anos no mandato dos deputados. Em sua argumentação, Eliziane solicitou ao relator do projeto que mantenha os mandatos parlamentares nos atuais quatro anos para deputados e oito anos para senadores.
“Você sair de um mandato de oito anos, que já é um grande tempo, para um mandato de 10 anos? Não tem país que tenha uma década de mandato para senador. E aumentar o mandato de cinco anos de deputado também não é bom. No caso americano, temos mandatos de dois anos para deputados. Há uma presença frequente do processo eleitoral”, explicou a senadora.
A posição de Eliziane Gama reforça a preocupação com o equilíbrio democrático e a proximidade dos parlamentares com o eleitorado, mantendo frequentes os processos de renovação política.