
Governo do RS recria Secretaria para as Mulheres
Anúncio foi feito durante reunião com deputadas da Assembleia Legislativa e visa ampliar ações de proteção, inclusão e valorização das mulheres gaúchas
Em reunião realizada nesta quarta-feira (25) com deputadas da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, o governador Eduardo Leite anunciou a recriação da Secretaria de Políticas para as Mulheres no Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer a rede de proteção às gaúchas e tornar as ações do governo mais efetivas no enfrentamento à violência e na promoção da equidade de gênero.
A nova secretaria será responsável por coordenar e integrar programas e ações já em andamento, como o Ser Mulher, a estratégia de monitoramento de agressores, a Delegacia Online da Mulher, as Patrulhas Maria da Penha e o Avança Mulher Empreendedora.
O governador também destacou que sua gestão conta com a maior participação feminina no alto escalão da história do Estado, e que a recriação da secretaria reforça o compromisso com políticas públicas voltadas às mulheres.
“Saber ouvir os apelos e as necessidades da população é, para mim, um dever indispensável de quem governa. E é justamente por isso que decidi recriar a Secretaria da Mulher — uma pasta fundamental para garantir a melhor articulação das políticas públicas de proteção, inclusão e valorização das mulheres em todas as esferas da sociedade. Nosso governo, que tem a maior participação de mulheres no alto escalão na história do RS, já atua fortemente em favor das mulheres gaúchas. Com esse novo passo, faremos ainda mais.”, declarou o governador.
A medida foi bem recebida pelas parlamentares presentes e representa mais um passo na consolidação de uma política estadual integrada de atenção às mulheres, especialmente em um momento de crescente preocupação com os índices de violência de gênero.