
Brasileira recebe prêmio internacional em biotecnologia
A cientista brasileira Estefânia Vangelie Ramos Campos, cofundadora da B.Nano Soluções Tecnológicas, foi uma das 18 vencedoras do Brics Women’s Startup Contest 2025, concurso que visa estimular o empreendedorismo feminino no cenário internacional.
A empresa, liderada por Estefânia, foi premiada na categoria Agricultura e Segurança Alimentar – estágio inicial, disputando com mais de mil inscrições de 21 países do BRICS, todas lideradas por mulheres.
Criada em 2022 a partir do Laboratório de Nanotecnologia Ambiental da UNESP Sorocaba, com apoio da FAPESP e em parceria com o INCT NanoAgro, a B.Nano desenvolve nanoestimulantes para o agronegócio. Essa tecnologia impulsiona o crescimento de plantas de milho, agregando até 26 sacas por hectare e elevando a produtividade em mais de 14%, o que se traduz em lucro extra de cerca de R$ 2 mil por hectare.
O concurso aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 7 de julho e foi promovido pela Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (WBA) e pelo Sebrae.