A Assembleia Legislativa da Bahia teve nesta segunda-feira (10) trabalhos pela primeira vez sob a presidência de uma mulher em 190 anos de existência do órgão. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD), que desde fevereiro exercia a presidência do Legislativo, nesta segunda coordenou a primeira reunião da Mesa Diretora do Legislativo baiano.

Ivana ocupa a presidência após o Judiciário delimitar que a Assembleia Legislativa só pode ser presidida por dois mandatos consecutivos. Como era primeira vice-presidente da Mesa Diretora coordenada por Adolfo Menezes (PSD), passou a presidir o órgão.

Em suas redes sociais, a deputada ressaltou que março é mês das mulheres, destacou que diferentes mulheres contribuem com o legislativo estadual, e pontuou a importância de ocupar a presidência do órgão. “Chegar à presidência da Assembleia Legislativa é uma responsabilidade grande mas me fortalece”, disse a parlamentar, segundo a “Tribuna da Bahia”.

Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher, também destacou a importância de Ivana Bastos presidir o Legislativo baiano, ressaltando seu caráter simbólico, mas também efetivo. “Ter uma mulher neste posto é algo relevante, que traz todo sentido para a política, a busca por igualdade de representação e para o nosso partido. Que tenhamos mulheres efetivamente e de maneira permanente neste papel”, disse.

Parlamentares baianos disseram hoje à imprensa do estado que Ivana Bastos deve seguir à frente da Assembleia Legislativa, já que há consenso em sua permanência, sem a necessidade de nova eleição.

Ivana Bastos é deputada estadual em seu quarto mandato. Graduada em administração de Empresas, e já ocupou também a presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, entre uma série de outras atividades políticas e de gestão pública.