O Estado do Amazonas recebeu neste sábado (15) mais uma edição do programa que o PSD Mulher promove em todo o país, voltado à formação e capacitação das filiadas e lideranças do partido, em parceria com o Insper, uma das instituições de ensino de maior prestígio no Brasil. Participaram do encontro em um hotel na zona centro-sul de Manaus mulheres da capital amazonense e de diferentes cidades, como Manacapuru, Iranduba e Presidente Figueiredo, em alguns casos com grandes deslocamentos para participação nas atividades. Com a iniciativa, o PSD destaca a importância da redução da desigualdade de gênero na política e maior presença de mulheres.
As atividades foram coordenadas pela cientista política do Insper Beatriz Sanchez, que iniciou a capacitação com apresentação sob o tema “Gênero e Políticas Públicas”.
Ao longo das atividades, as participantes dialogaram sobre a desigualdade de gênero e a importância de pensadoras feministas, como Lélia Gonzalez e Simone de Beauvoir, na desconstrução do machismo estrutural, segundo a organização do PSD Mulher do Amazonas.
A participante Mariane Machado ressaltou que o curso foi “bastante proveitoso pelo enfoque também na causa de PCDs (portadores com deficiência) e os desafios adicionais que enfrentam na política mulheres deste grupo.
“Nós, PCDs, somos bastante discriminados não só na sociedade como também na política, e eu espero que isso mude. Eu como PCD quero abrir esse leque para que outros PCDs possam se inspirar. Depois que entrei na política, abri a minha mente. Eu grito, falo, e vou à luta. A mulher tem que lutar e persistir, que ela vai conseguir o que quer”, ressaltou.
“A participação das mulheres na política é essencial, e fico muito feliz em ver mais mulheres se preparando para esse espaço. Foi um momento de aprendizado, troca de experiências e, acima de tudo, de fortalecer nossa voz”, disse a coordenadora do PSD Mulher no Amazonas, Francisca Rocha. Ela também pontuou que “o PSD acredita no poder das mulheres e valoriza nossa participação. Juntas, podemos transformar a política e construir um futuro mais justo para todos”.
A coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, ressaltou o apoio do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e a importância da “imersão” das participantes nas discussões e avanço em formação política, troca de experiências e “enriquecimento” para suas trajetórias. Alda também lembrou que a parceria com o Insper vem sendo desenvolvida por todas as regiões do Brasil.
“Lutamos para ter disponível para companheiras do PSD de todo o Brasil o trabalho de excelência que é característico do Insper”, disse. “Nós, as mulheres, somos a maioria entre a população, mas ainda não sabemos usar a força que temos, e isso está posto em uma democracia imperfeita. Por isso temos que todas as cidadãs e cidadãos lutarmos para mudar esse quadro”, ressaltou, ao comentar brevemente objetivo das atividades.