O primeiro turno das eleições, no último domingo, terminou com a definição do PSD como partido com maior número de prefeituras conquistadas em todo o Brasil (leia mais) e também concretizou a presença de mulheres da sigla na política em todas as regiões do Brasil. Ao todo, foram eleitas a prefeitas 102 mulheres do partido, e o PSD também elegeu 1.141 mulheres vereadoras em todas as regiões do país. Além disso, teve eleitas 125 vice-prefeitas.
Segundo a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, o resultado reflete a força do partido, de um modo geral, e também a força da presença feminina na discussão política e na gestão pública no âmbito municipal.
O partido atua de maneira efetiva para a formação política de militantes e lideranças femininas, no âmbito nacional e nos estados e no Distrito Federal, por meio de pesquisas, cursos e desenvolvimento de atividades como foi a formação desenvolvida em todas as regiões do país em parceria com o Insper para capacitação das mulheres do PSD.
“A preocupação com a capacitação das mulheres é uma constante do partido, e é uma construção do PSD no seu todo – partido que apoia efetivamente a participação feminina e a formação de mulheres para presença na política, em processos eleitorais e também no dia a dia”, disse Alda Marco Antonio.
“O PSD Mulher considera os resultados do último domingo positivos, e também reafirmam a importância de seguirmos em nossa luta pela verdadeira equidade na representação política, lembrando que mulheres representam até um pouco mais da metade da população brasileira”, completou Alda.
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, apontou que o trabalho do PSD Mulher apresenta resultados. “Esse resultado demonstra a efetividade das ações desenvolvidas pelo PSD Mulher. São inúmeras iniciativas em todo o Brasil para aumentar a participação da mulher na política. É um trabalho de longo prazo que já mostra seus resultados e que ainda irá refletir nos cargos eletivos a proporção de mulheres da sociedade brasileira”, disse.