
Olinda promove encontro educativo para combater violência contra a mulher nas escolas
Olinda (PE) deu mais um importante passo rumo ao fortalecimento da proteção e conscientização sobre os direitos das mulheres. No último dia 26 de março, a prefeita Mirella Almeida (PSD-PE) assinou o Decreto Nº 027/2025, que oficializa a participação do município no projeto “Maria da Penha vai à Escola”.
O projeto possibilitou um encontro, em parceria do Grupo Curumim com a Divisão de Educação Étnico-Racial da Secretaria de Educação de Olinda, realizado quarta-feira (23) com a presença de estudantes, pais e educadores.
O encontro buscou sensibilizar a comunidade escolar sobre a gravidade da violência contra a mulher e fornecer ferramentas educativas para prevenção e enfrentamento do problema. A ação tem como objetivo central formar multiplicadores na promoção da equidade de gênero e na prevenção da violência contra a mulher no ambiente escolar; entre estudantes, educadores e profissionais das escolas, promovendo um ambiente escolar mais seguro e respeitoso.
O projeto “Maria da Penha vai à Escola” reforça a importância da Lei Maria da Penha e trabalha diretamente na base educacional para mudar paradigmas e comportamentos, ajudando a reduzir significativamente os índices de violência doméstica e familiar no município.