
Palestra aborda mediação e conciliação
O PSD Mulher organizou nesta terça-feira (17), dando sequência a reuniões sobre temas variados de interesse da sociedade e da gestão pública, encontro sobre Mediação e Conciliação, com apresentação da advogada Marcia Raicher. Pós-graduada no tema, credenciada junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, Marcia pontuou aspectos de arbitragem com foco na resolução de questões para administrações municipais. O evento, na sede do partido, em São Paulo, também foi acompanhado por filiadas e lideranças à distância.
A palestrante explicou que iniciativas de conciliação podem por exemplo ser adotadas para a busca de solução para débitos de IPTU de contribuintes, iniciativa que economiza tempo e dinheiro aos cofres públicos, além de aperfeiçoar a relação entre o Poder Público e os cidadãos.
“Temos estatísticas que sustentam que a adoção de arbitragem pode trazer resultado positivo para até 80% dos casos”, disse.

A advogada pontuou que administrações municipais podem recorrer a mediação e conciliação em dívidas de contribuintes com IPTU, por exemplo, a partir de estabelecimento de termo de cooperação com câmaras privadas.
Esse tipo de resolução de conflitos está previsto na legislação, com o objetivo de reduzir o volume de processos judiciais, e se aplica a diferentes temas na Justiça. Marcia pontuou ainda que a conciliação pode ser adotada antes da fase de início de discussão na Justiça.
Ivani Boscolo, secretária nacional do PSD Mulher, ressaltou que o movimento de mulheres do partido se encarrega de estimular a participação feminina nos processos políticos e também trazer temas de mulheres de destaque em diferentes segmentos da sociedade e assuntos relacionados a políticas públicas.
“Para além de discutir a importância de mais mulheres na política e lutar pela redução da desigualdade de gênero, temos essa iniciativa de ouvir mulheres sobre temas relevantes”, disse. E destacou que no próximo mês, o PSD Mulher deverá organizar palestra com foco em inteligência artificial.
A coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, ressaltou a “importância de ouvir uma companheira do PSD Mulher que é atuante na capital e no estado e uma grande especialista no seu tema”.