
PR: Casa da Mulher visa empoderamento feminino
O Paraná lançou oficialmente o programa Casa da Mulher Paranaense, um projeto pioneiro dedicado ao crescimento profissional, empreendedorismo e fortalecimento do protagonismo feminino no estado. O espaço promete transformar a vida de milhares de mulheres com capacitação profissional, financiamento a juro zero e diversas atividades de apoio.
A Casa da Mulher Paranaense oferecerá um ambiente acolhedor, com espaço infantil para facilitar a participação das mães, além de áreas exclusivas para cursos, oficinas e atividades culturais. Outro diferencial é o ambiente voltado ao empreendedorismo, que disponibilizará acesso ao Banco da Mulher Paranaense, facilitando o crédito e fortalecendo pequenos negócios liderados por mulheres.
Diferentemente da Casa da Mulher Brasileira, iniciativa federal que foca no acolhimento de mulheres vítimas de violência, o programa paranaense tem como objetivo principal gerar oportunidades e fomentar o desenvolvimento socioeconômico das mulheres.
“Vai ser um espaço de oportunidades para todas as mulheres, no qual elas poderão buscar crescimento pessoal, capacitação para o mercado de trabalho e crédito para o seu negócio. Um verdadeiro espaço para as mulheres poderem prosperar”, explicou a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte (PSD-PR).
O programa foi lançado no último dia (31) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD-PR), durante o Encontro Estadual Cuida Mais Paraná. O Programa Casa da Mulher Paranaense prevê a construção de 10 unidades em municípios com mais de 10 mil habitantes. O governador também entregou 72 veículos para dar suporte aos municípios em ações voltadas às mulheres, como forma de fortalecer a rede de proteção e promoção dos direitos femininos.