
Goiás: encontro e posse de presidentes municipais
O PSD Mulher de Goiás promoveu na terça-feira (12) encontro de lideranças e filiadas para debater questões da participação feminina na política e também dar posse às novas presidentes municipais da sigla na Região Metropolitana de Goiânia.
Com o tema “Quando mulheres entram na política, todas avançam”, o evento teve participação de Ana Amélia Lemos, ex-senadora e jornalista, liderança de destaque do partido, do Rio Grande do Sul, abordando sua experiência no parlamento e a atuação na comunicação como defensora da democracia e da participação feminina nos espaços de poder.
Ana Amélia lembrou que tem aumentado o percentual de mulheres representadas no parlamento, citando o Congresso Nacional e sua experiência, mas disse que há “muito a ser feito” pela representação feminina. “Existe uma percepção clara de que as mulheres têm uma intuição e uma grande capacidade de resolver questões individuais ou familiares, mas também debater com propriedade e buscar soluções nos temas da gestão, como saúde ou educação ou segurança”, disse.
A ex-senadora também pontuou que o PSD defende para o país uma agenda “propositiva” e que se superem os conflitos políticos dos últimos anos.
Foram empossadas como presidentes municipais Sucena Hummel (Goiânia), Jusceliane Teles (Anápolis), Mayra Rodrigues (Abadia de Goiás), Cleosemiria Almeida (Inhumas), Lidiane Marques (Caldazinha), Lorena de Melo (Hidrolândia), Kláudia Cristina (Nerópolis), Wanessa Patriota (Goianápolis), Sandra Sueli (Santo Antônio de Goiás), Marcelita Manze (Senador Canedo), Gabriela Rosa (Aragoiânia) e Gleyci Leonel (Bonfinópolis).
Para a presidente estadual do PSD Mulher, Izaura Cardoso, o ato representa mais do que uma formalidade. “Estamos renovando e fortalecendo as forças do PSD Mulher em Goiás. Nosso partido segue firme em mostrar que as mulheres não apenas podem ocupar espaços de liderança, mas têm capacidade para transformar a realidade política e social das nossas cidades”, disse.
Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher parabenizou Izaura Cardoso pelo “trabalho gigante” no enfrentamento à desigualdade de gênero, além do trabalho das outras lideranças no estado e destacou o apoio do presidente nacional, Gilberto Kassab. Enfatizou o acerto da busca pela equidade de gênero, lembrando que o Brasil é um dos países do mundo em que a diferença de representação feminina ainda é das maiores.
“Temos que dar nossa colaboração, buscar nosso próprio destino e por exemplo encampar a luta para que mulheres votem em mulheres”, exemplificou, mencionando ainda que no país há quase mil municípios sem sequer uma vereadora.
“A família do PSD acolhe filiadas e filiados e vamos trabalhar bastante para termos em 2026 uma chapa bastante competitiva no ciclo eleitoral”, disse Sucena Hummel, presidente na Região Metropolitana de Goiânia, que também preside o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás.
Roberta Caetano, prefeita de Leopoldo de Bulhões, lembrou que muitas vezes mulheres cumprem “tripla jornada” e ainda assim contribuem com o país, com estados e municípios. “É uma luta árdua, trabalhosa, criei minhas filhas sozinha e seguimos adiante”, pontuou Solange Gouveia, prefeita de Caldazinha.
“O PSD de Goiás tem trabalhado para que mais mulheres participem da política, não apenas nos bastidores, mas com protagonismo e assumindo papel de destaque”, disse o senador Vanderlan Cardoso, presidente estadual. “Essa é uma bandeira do nosso presidente, Gilberto Kassab, e temos realizado diversas ações, aqui no estado, para incentivar que mais mulheres venham para o PSD e assumam um lugar de liderança”, pontuou.