Edição Scriptum

 

O PSD organizou, em diferentes Estados brasileiros, atividades para reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março. A cargo das coordenadorias estaduais do PSD Mulher, as atividades envolveram debates, palestras, trocas de experiências e outras, em encontros presenciais ou por vídeo, promovidos nesta quarta-feira.

“Neste Dia Internacional da Mulher, nosso partido vive um bom momento. Está crescendo com consistência”, disse a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio. Alda participou de atividade em São Paulo, em que o partido debateu violência de gênero e violência política e a inserção da mulher nos espaços de poder e apresentou novas filiadas: a escritora Isabel Fomm de Vasconcellos e a empresária e empreendedora social Chris Massis.

No Acre, segundo a coordenadora do PSD Mulher estadual, cerca de sessenta filiadas participaram de roda de debate na sede do partido, com discussões com foco em sororidade e empoderamento feminino. Cleice Freitas, que atua no movimento de mulheres do PSD do Acre desde a fundação da sigla, lembrou a urgência do avanço da presença feminina em espaços de poder. “Hoje não temos talvez nem 15% de mulheres, por exemplo, ocupando cargos eletivos no estado. É preciso avançar muito”, disse.

Para a liderança acreana, o 8 de Março deve ser tratado não como “data de celebração”, mas para permitir reflexão sobre como mulheres podem reivindicar presença em decisões na sociedade. Ela lembrou que é uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas a partir de movimentos femininos no século XX, mas que é preciso transformar reivindicações em realidade, por exemplo com partidos políticos assegurando presença feminina.

“Muito além de datas comemorativas, em que os homens possam dizer que apoiam as mulheres, é preciso que na hora das decisões, no momento de definições, as mulheres não sejam colocadas como segunda opção”, disse.

Participaram do encontro organizado em Rio Branco a vereadora da cidade Eliane Petecão e outras lideranças e filiadas no Estado.

“Fizemos uma programação com três palestrantes bastante atuantes dentro dos temas que gostaríamos de debater e foi bastante positivo”, disse a coordenadora do PSD Mulher no Paraná, Sandra Duda. A agenda no Estado contou com apresentação sobre empreendedorismo feminino e desenvolvimento de habilidades para a política. Foram palestrantes Luciana Burko, estrategista em “Marca Pessoal”, Milena Siqueira, doutora em Comunicação e Fernanda Berberi, especialista em “comunicação assertiva e branding”.

Segundo Sandra Duda, o encontro, promovido online, teve contribuições “muito relevantes” de prefeitas do PSD, das deputadas estaduais Márcia Huçulak e Cloara Pinheiro, da secretária da Mulher e Igualdade Racial do Estado Leandre Dal Ponte, deputada federal Luiza Canziani e outras lideranças como a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa. Também falou no evento Lu Rufino, cadeirante e filiada ao PSD no Rio de Janeiro, conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil na comissão de Enfrentamento à Violência de Gênero.

A coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio disponibilizou mensagem em vídeo para as atividades no Paraná e em outros Estados. No evento organizado em Curitiba, a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) também teve exibida uma mensagem alusiva à luta das mulheres.

Em Goiás, se reuniram, em almoço organizado pelo partido, vereadoras, líderes de diretórios, militantes e “mulheres representativas da sociedade goiana” – ao todo mais de cinquenta participantes. Segundo o PSD Mulher no Estado, o mote do encontro foi “assegurar que a mulher na política também tem suas causas e lutas, seus desafios e suas conquistas e o 8 de Março reforça, com encontros como esses, o papel da mulher como agente de transformação política e social”.

A coordenadora estadual Ludymilla Damatta ressaltou o sucesso do evento. “É fundamental reforçarmos a luta da causa feminina através de encontros que promovam a nossa união, fortalecendo, assim, o nosso segmento, a fim de avançarmos , a cada dia, um pouco mais”, disse.

“A luta é grande, e de diferentes aspectos, muito se discute muito a questão salarial, de direitos iguais a homens e mulheres, mas há muitos outros”, disse Eleusa Coronel, coordenadora na Bahia. Eleusa organizou encontro com lideranças no estado, e enfatizou que o PSD baiano tem representação feminina em diferentes cidades, que levaram as discussões nessas localidades, além de conceder entrevistas e promover debates sobre o 8 de Março.

“Essas atividades são muito importantes para que as mulheres motivem outras a segui-las e tomarem parte na política”, afirmou. “Mulher do PSD não segue a multidão, mas faz a multidão segui-la”, completou.

No Ceará, o PSD empregou as redes sociais, além de participar de sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado para o 8 de março. Na solenidade foram homenageadas a deputada Gabriela Aguiar, a coordenadora estadual do PSD Mulher, Erika Amorim e outras lideranças.

“Este é um dia que marca a luta pela garantia de direitos de mulheres que nos antecederam e que deve servir para efetivarmos avanços e conscientizarmos mais ainda a sociedade para a importância do espaço da representação política que permite voz e poder de decisão às mulheres”, disse Erika.