Redação Scriptum

O PSD Mulher, em parceria com o Insper, concluiu na última semana, em São Paulo, o curso Formação Política para Mulheres Líderes. Com participação de mais de cem lideranças de Estados e do Distrito Federal, a atividade de formação abordou temas como “Conjuntura Econômica”, “Gênero e Políticas para as Mulheres”, “Poder e Influência” e “Democracia e Sistema Político Brasileiro”. As participantes também construíram de forma coletiva uma avaliação do cenário político a partir do conteúdo discutido nas salas de aula.

A coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, destacou que a parceria com o Insper “cumpriu diversos requisitos” a partir de indicações formuladas pelo movimento do partido e pontuou a qualidade dos assuntos tratados, “permitindo excelente formação e debate de ideias”. Segundo ele, “conteúdos de densidade e relevância, apresentados de forma didática e atraente”.

Alda destacou a presença, durante o curso, de mulheres de todas as regiões do País. “Trouxeram a diversidade que compõe esse maravilhoso mosaico da militância feminina do PSD, apta a discutir soluções para o País e a ampliação da sua participação no âmbito partidário e também na sociedade”, disse.

A professora Ana Diniz, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Diversidade e Inclusão no Trabalho do Insper, definiu a formação como um processo muito rico de aprendizado mútuo. “Discutimos poder, gênero e democracia, sempre visando prover conceitos fundamentais e ferramentas que possam potencializar as ações das participantes”, apontou. “A energia do curso foi contagiante, com muita vontade de participar e dividir experiências. Ao final, conseguimos, juntas, contribuir para fortalecer essa rede e formar mulheres para mobilizar ainda mais recursos para realizar entregas para a sociedade.”

Impressões

Diferentes participantes de todo o país avaliaram as atividades. Para Érica Mitidieri, de Sergipe, foram dias de “aprendizado e aperfeiçoamento”. Já Andréa de Paula Travassos (Pernambuco) ressaltou a “oportunidade incrível”. “Aulas importantíssimas, em temas como política e gênero. E este curso é mais um exemplo de que o PSD é um partido diferente“, afirmou.

Sandra Duda, do Paraná, pontuou nas suas redes sociais que as companheiras do movimento são “inspiração” para sua caminhada.

“Pudemos nos manifestar, questionar, discutir todas essas questões de forma democrática e através de dinâmicas divertidas e participativas”, ressaltou Eleusa Coronel, da Bahia.

Lenita Noman, de Minas Gerais, apontou que o encontro foi “muito rico em conteúdo” e “uma troca de experiências de valor inestimável”. “Precisamos que iniciativas como esta sejam reproduzidas em todo o Brasil”, completou.

“O curso no Insper me deu uma visão de tudo aquilo que eu estava necessitando, sobre políticas públicas, o empoderamento da mulher na política, conhecer melhor o poder legislativo e as suas nuances”, disse Jussara Lima, do Piauí.

Ednéia Fátima da Cunha, também de Minas Gerais, qualificou a experiência como “bússola norteadora”, e permitiu às participantes a oportunidade de criar “demandas partidárias unificadas”.

A deputada federal Tereza Nelma, de Alagoas, cumprimentou o PSD Mulher pela iniciativa, que qualificou como “oportunidade extraordinária de aprendizado, de crescimento e de troca de experiências”.

“Conteúdo desenvolvido com interação, questionamentos e vivências pessoais significativas, tudo dentro de um espaço com instalações acessíveis e inclusivas onde todas as participantes desenvolveram suas potencialidades em situação de igualdade”, disse Luciane dos Santos Rufino, do Rio de Janeiro.

“Foi, sem dúvida, um marco importante na minha formação como mulher líder. Abordamos temas fundamentais da atualidade, como democracia, poder e sistema político, economia, políticas para mulheres e de gênero”, disse a deputada estadual Gabriella Aguiar (CE). Já Érika Amorim, deputada estadual também do Ceará, lembrou que o sistema político no Brasil ainda “prioriza certos grupos e negligencia outros”, como é o caso das mulheres, “coadjuvantes nas esferas de representação e poder”. Ações como essa mostram o papel diferenciado do PSD nessa conjuntura”, analisou.

Rosangela Negrini, do PSD do Rio Grande do Sul, destacou nas suas redes sociais a participação na atividade.