Redação Scriptum com Agência Câmara

Para a procuradora da Mulher na Câmara, deputada Tereza Nelma (PSD-AL), é preciso criar uma rede de proteção a mulheres nas escolas. Ela fez o alerta durante o evento de premiação dos vencedores (veja abaixo) da 8ª edição do concurso de vídeos sobre a Lei Maria da Penha, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara com o apoio do Banco Mundial e do Facebook.
A deputada alagoana lembrou que uma em cada cinco meninas com idade entre 13 a 17 anos relatam ter sofrido abuso sexual, citando dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar de 2019. Tereza observou que um dos vídeos escolhidos no concurso, que trata da violência psicológica, já produziu efeitos entre pais e professores em São Paulo. “Algumas mães foram até a escola e disseram que, depois do vídeo, elas reconheceram as relações, muitas vezes violentas, em que estavam inseridas”, disse.
O concurso reuniu alunos do ensino médio, de escolas públicas e privadas, que produziram vídeos sobre o tema: “15 anos da Lei Maria da Penha: como a educação pode ajudar a prevenir violências contra as mulheres?”. Ao final, foram escolhidos cinco ganhadores, um para cada região do País.Cada um dos vencedores receberá um troféu, um diploma de menção honrosa e um kit de equipamentos de produção de conteúdo.
A deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP) também reforçou que as mudanças de comportamento podem ocorrer no contexto escolar e ressaltou que a violência contra as mulheres permeia as relações familiares. “Muitas vezes, não se ensina em casa que ‘não é não’, não se ensina que aceitar um não, quando ele vem de outra pessoa, é respeito. A gente educa muitas vezes os meninos só para receberem sim”, afirmou.
Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, ações como o concurso de vídeos suscitam o questionamento sobre o que a geração atual pode fazer para que as futuras vivam em um mundo livre de violações de direitos e de violência contra a mulher.
“Esse movimento gera diálogo, um tipo de engajamento que vai promover mudanças nas atitudes dos jovens”, declarou Ana Carolina, ao elogiar vídeo de autoria de alunos do Amazonas que tratava da educação como forma de combater a violência doméstica. Ela destacou ainda que 736 milhões de mulheres já sofreram violência sexual alguma vez na vida, segundo levantamento da ONU.

Assista aos vídeos vencedores:

Região Norte Ágata Janaína de Queiroz Lobato (AM)
Assista ao vídeo

Região Nordeste Andressa Rodrigues Maciel Pereira (MA)
Assista ao vídeo

Região Centro-Oeste Fernanda Freitas Santos (GO)
Assista ao vídeo

Região Sul Guilherme Neves de Carvalho (PR)
Assista ao vídeo

Região Sudeste – Giovana Zanôni Benatti (SP)
Assista ao vídeo