Redação: Scriptum

 

Uma empresária que decidiu se dedicar às tarefas partidárias por acreditar na política como ferramenta para a melhoria das condições de vida da população. Assim poderia ser definida a trajetória da secretária do PSD Mulher Nacional e suplente de senadora por São Paulo, Ivani Boscolo. “Participar de um partido é algo muito importante, um ato de civismo. A política está presente em tudo o que a gente faz, deveria ser tema de matéria escolar”, defende a dirigente.

Ivani trabalha pelo crescimento do PSD desde o processo de coleta de assinaturas para a criação da sigla, em 2011. Ela também é secretária do Conselho Curador do Espaço Democrático — fundação do partido para estudos e formação política — e uma das fundadoras do PSD Mulher, coordenado nacionalmente por Alda Marco Antônio. “Temos uma parceria muito grande e nossa relação é muito boa. A Alda é uma profunda conhecedora da política. Faço o meu trabalho de maneira absolutamente voluntária por acreditar no partido e nas decisões do Gilberto Kassab, o maior articulador político do Brasil”, frisa Ivani.

Em 2020, em função da pandemia de covid-19, o núcleo feminino do partido passou a promover uma série de reuniões virtuais. No início do ano seguinte, a secretária nacional propôs o atual formato dos encontros mensais on-line, em que especialistas apresentam informações sobre um determinado tema e lideranças femininas de todas as regiões do País expõem suas visões sobre o tópico abordado.

Entre os principais eventos promovidos pelo grupo, Ivani cita as palestras sobre legislação eleitoral ministradas pela jurista e ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio, além do evento Meio Ambiente: Detalhe, Entrave ou Oportunidade para o Brasil?, que teve as participações das biólogas Renata Pardini e Margareth Maia.

Outro ponto alto da programação foi a palestra da coordenadora de Odontologia do Hospital São Paulo, Denise Abranches, primeira voluntária brasileira a receber a vacina desenvolvida contra a covid-19 pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca “Queremos trazer mais mulheres para a política, mas com qualidade. Não queremos só preencher as chapas”, explica a dirigente.

A secretária nacional destaca, ainda, a boa fase do partido e do núcleo feminino. “O PSD Mulher está no caminho certo e cresceu bastante nos últimos anos. Fizemos nossas primeiras reuniões com quatro pessoas. No evento nacional que fizemos em Brasília, em novembro do ano passado, reunimos mais de 500 mulheres”, relembra Ivani.


Vida pessoal

Além de se dedicar ao partido, a empresária exerce os cargos de vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo e diretora administrativa da Fundação Oswaldo Ramos, instituição mantenedora do Hospital do Rim. Descendente de italianos e portugueses, Ivani é filha de um alfaiate e de uma dona de casa do tradicional bairro paulistano do Bixiga.

Ao lado do marido, o também empresário Luiz Carlos Boscolo, com quem é casada há 53 anos, ela divide a responsabilidade pela gestão de uma empresa de incorporação imobiliária. Em 2013, Ivani e Luiz Carlos resolveram realizar um antigo desejo e passaram um ano sabático na Toscana, região situada na porção central da Itália. A experiência foi registrada pelo casal no livro Sabático Toscano — Um Sonho a Dois, escrito em parceria com o jornalista Paulo Panayotis.

 

Raio – X

Nome: Ivani Perrone Boscolo

Idade: 75 anos (4/04/1946)

Estado civil: Casada

Filhos: Adriano, de 49 anos, e Danilo, de 46

Religião: Católica

Livro: O Amor nos Tempos do Cólera (Gabriel García Márquez)

Ídolo na política: Gilberto Kassab

Frase: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.” (John Kennedy).