Redação Scriptum
Para qualificar ainda mais as lideranças femininas que vão disputar as eleições deste ano, o PSD Mulher Nacional promove o Programa de Formação Política Eleitoral, desenvolvido em parceria com o Instituto Político Eleitoral (IPE). As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio.

Na quarta-feira (27), o núcleo promoveu encontro on-line para esclarecer dúvidas de filiadas a respeito do curso e ressaltar a importância da iniciativa. Organizado pela coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, o evento teve a mediação da secretária do PSD Mulher Nacional, Ivani Boscolo, e reuniu lideranças de todas as regiões do País. “O curso é essencial para as pré-candidatas e militantes do partido. Ele é direto, simples e atende a todas as necessidades da militância”, destaca Alda.

O evento contou, ainda, com as representantes do instituto Mayana Valli e Gladis Lúcia Maddalozzo, que participaram da elaboração dos conteúdos, além da advogada Flávia Calado, especialista em Direito Eleitoral pela PUC-Minas e uma das instrutoras do programa. “Um aspecto muito importante desse programa, algo que a gente observou com muito carinho, é o fato de que nós trabalhamos praticamente só com mulheres no projeto. Foi um compromisso que assumimos”, frisa Gladis.

Lançado em novembro do ano passado, o programa é composto por 23 cursos on-line, divididos em três temas. O tópico principal, Mulher na Política, fornece orientações sobre o processo de disputa de cargos eletivos, desde as convenções partidárias e o registro das candidaturas até as prestações de contas. Os outros dois temas, Hábitos Saudáveis e Olhar Feminino, são complementares e oferecem informações sobre empreendedorismo, violência contra mulher, assédio moral, prevenção contra álcool e drogas, entre outros assuntos. Todos os cursos conferem certificados às participantes.

Durante o encontro, a coordenadora do PSD Mulher em Rio Branco, capital do Acre, Rebeca de Paula, falou sobre a dificuldade de acesso à internet no Estado e apresentou uma sugestão. “Minha ideia é juntar um grupo de mulheres e levá-las para a sede do partido para entrarmos na plataforma e fazermos o curso juntas.”