Redação Scriptum com assessoria de imprensa PSD-RS

Com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e de lideranças nacionais e regionais, o PSD gaúcho formalizou nesta quarta-feira (16) a filiação da ex-senadora e atual secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do governo estadual, Ana Amélia Lemos.

No evento realizado no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, Kassab saudou a nova filiada e disse que sua vinda para o PSD é um marco na história do partido: “Muito obrigado pela sua confiança e disposição em continuar trabalhando pelo Brasil. A presença do governador do Estado nesse evento dá a sua filiação a dimensão que ela merece. Conte conosco, conte com o PSD!”

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, por sua vez, lembrou que Ana Amélia Lemos foi uma senadora dedicada que ajudou o Estado na relação com a União e enfatizou em diversos momentos sua admiração. “Hoje o dia é todo teu, Ana Amélia, e também dos gaúchos que querem acreditar numa política feita com integridade, honestidade, coragem e vontade para transformar as coisas à nossa volta. Nestes tempos nebulosos, nos conforta saber que Ana Amélia Lemos terá de novo uma candidatura ao Senado”.

Em seu pronunciamento, Ana Amélia Lemos falou de sua alegria e emoção com o início de uma nova caminhada e destacou: “Acima do partido político e da ideologia está a amizade, a relação fraterna entre as pessoas”, referindo-se à presença de ex-colegas e líderes do seu antigo partido, Progressistas, no evento. “Gratidão não prescreve”, ressaltou.

Ana Amélia também agradeceu a confiança do governador Eduardo Leite e esclareceu por que decidiu entrar no PSD: “Muito da minha decisão teve a ver com o pronunciamento dos que estão aqui e com a personalidade, a serenidade, o equilíbrio e a forma de fazer política do presidente Gilberto Kassab, com decisões firmes. Todos nós fazemos parte dessa mesma escola política: a do respeito democrático a quem pensa diferente de nós”.

A presidente estadual do PSD, Letícia Boll, saudou a nova filiada e todas as mulheres e lideranças presentes ao evento. “Ana Amélia, o PSD está aqui para te mostrar o quanto está feliz em caminhar junto contigo. Juntos, vamos levar mais uma senadora gaúcha para o Senado e transformar a política do Rio Grande do Sul e do Brasil”, declarou.

O secretário estadual de Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, lembrou que Ana Amélia Lemos mostrou a força da mulher gaúcha no Senado e destacou a importância de tê-la no PSD: “Meu coração está estourando de felicidade por tê-la conosco. Tenho certeza que logo, logo, teremos mais uma senadora gaúcha”, previu Danrlei.

Em sua fala, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), enfatizou que a filiação de Ana Amélia é um momento muito especial para a família do PSD. “Tivemos orgulho dos seus oito anos no Senado, lutando pelo Rio Grande do Sul e vamos trabalhar muito pela sua eleição”, disse o gestor do município da Grande Porto Alegre, de 348 mil habitantes.

Também presente no evento, o líder da bancada federal do PSD na Câmara, deputado federal Antonio Brito (PSD-BA), lembrou que, no Senado, Ana Amélia defendeu diversas causas importantes para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, em especial a Saúde. “Hoje é um dia especial para a bancada de deputados e senadores. A chegada da senadora Ana Amélia é muito importante para nós, e uma honra. Seja muito bem-vinda ao PSD”.

Após a exibição de um vídeo com saudações de amigos e familiares de Ana Amélia – uma surpresa que emocionou a senadora –, foi a vez do vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, fazer uso da palavra. “Tenho muita admiração pelo trabalho e pela postura da nossa sempre senadora Ana Amélia. Desejo muito sucesso e êxito nessa caminhada. Não tenho dúvida alguma que no ano que vem nós teremos novamente no Senado da República a nossa senadora Ana Amélia Lemos”, disse o vice-governador.


Formação

Formada em Comunicação Social pela PUC do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos trabalhou por quase 40 anos como jornalista até decidir concorrer a uma vaga ao Senado Federal, em 2010. Foi eleita com 3,4 milhões de votos e ao longo dos oito anos de mandato tornou-se uma das principais figuras políticas gaúchas no cenário nacional.

Ana Amélia foi escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco e a melhor parlamentar entre os 594 senadores e deputados em 2017 e 2018 pelo Ranking dos Políticos. Autora de cinco leis e uma emenda constitucional, no Senado presidiu a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e a Subcomissão de Assuntos Municipais.