
RJ: Joyce Trindade representa o Brasil em evento francês
A vereadora e secretária municipal de Políticas para Mulheres do Rio de Janeiro, Joyce Trindade foi a única brasileira selecionada para participar do Programa “Convite para Personalidades do Futuro (PIPA)”, promovido pelo Ministério da Europa e das Relações Exteriores da França.
O programa é uma das principais iniciativas de diplomacia pública do governo francês, que desde 1989 convida anualmente 85 jovens lideranças de diferentes países, para imersão política, institucional e cultural na França. Joyce é a primeira mulher gestante a participar.
Neste ano, o evento é também permeado por ocorrer em meio aos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França. “É um programa de formação de jovens lideranças do mundo inteiro. Neste ano eu tive a honra de ser a brasileira escolhida, justamente no ano em que celebramos os 200 anos de amizade entre Brasil e França”, apontou Joyce. “Estou muito honrada de estar aqui não só para representar cada uma das mulheres do Rio de Janeiro, mas também para reforçar que nós, mulheres, estamos na política e cada vez mais alcançando voos internacionais”, completou.
A presença da secretária no programa segue os passos de outras lideranças políticas brasileiras que também integraram o PIPA, como o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que participou da iniciativa em anos anteriores.
Ao longo da semana, até dia 27 de junho, Joyce participa de uma intensa programação em Paris, com reuniões no Ministério das Relações Exteriores, no Senado Francês e com organizações da sociedade civil que atuam com temas como igualdade de gênero, direitos humanos, combate à pobreza e migração. Também estão previstos encontros com a Oxfam França, Fondation des Femmes, o Conselho Superior para a Igualdade entre Mulheres e Homens, e o movimento #JamaisSansElles, além de visitas a centros de acolhimento de mulheres e iniciativas de segurança alimentar.
Nascida na Zona Oeste do Rio, Joyce estudou em escola pública, formou-se em Gestão Pública na UFRJ, e foi a primeira da família a concluir o ensino superior. Em 2021, aos 24 anos, assumiu a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres. Em 2024, foi eleita vereadora com mais de 30 mil votos e segue à frente da pasta que lidera políticas públicas voltadas às mulheres cariocas.