Alda: estudo reafirma a importância de que é preciso dar mais voz e espaço às mulheres na política.

 

Redação Scriptum

 

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Fórum Econômico Mundial traz o ranking de paridade de gênero para diferentes países e mostra evolução no caso do Brasil: na comparação com a divulgação do ano passado do “Global Gender Gap”, o país avançou da 94ª posição para a 57ª posição. Além disso, no recorte de “empoderamento político” o caso das mulheres brasileiras ainda tem muito a avançar.

O estudo considera uma escala de 0 a 1 para a igualdade de gêneros em diferentes fatores/segmentos. Neste relatório o Brasil está com 0,726 ponto, ante 0,696 do último levantamento.

O índice faz a média se quatro critérios: participação e oportunidades econômicas (com nota de 0,670 para o Brasil), oportunidade educacionais (0,992), acesso à saúde (0,980) e empoderamento político (0,263).

Para a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, o estudo aponta dados positivos mas reafirma a importância de que é preciso dar mais voz e espaço às mulheres na política.

“Os dados mostram uma nota melhor para as dimensões de acesso à saúde, educação, oportunidades econômicas, mas um resultado bem ruim quando se refere a oportunidades políticas”, disse Alda. “Ora, é fundamental as mulheres e a sociedade no seu todo refletirem sobre isso, lembrando também que a dimensão política e a participação feminina têm impacto sobre todos os aspectos da sociedade”, completou.

O PSD, por meio do PSD Mulher incentiva e organiza ações afirmativas para a participação da mulher na política. Nesse sentido, promove atividades de formação, palestras e debates sobre diferentes temas relacionados a políticas públicas e a buscar a diminuição da desigualdade de gênero na representação política.