A senadora do PSD Daniella Ribeiro (PB), que é líder da bancada feminina na Casa e presidente da Comissão Mista de Orçamento, lança na segunda-feira (18) em João Pessoa o programa “Antes que Aconteça”, iniciativa desenvolvida com o propósito de destinar recursos especificamente para ações efetivas de combate à violência contra a mulher.

Com previsão de aplicação de milhões em recursos para iniciativas em estados e municípios, o “Antes que aconteça” é uma proposta de emenda ao Projeto de Lei Orçamentária Anual, que estabelece critérios e prioridades nas dessas da União. Possui também suporte na Agenda Mulheres, inserida no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

A iniciativa da senadora prevê ainda a estruturação de políticas de acolhimento de mulheres vítimas de violência, cursos de capacitação e defesa pessoal, prevenção, empreendedorismo feminino, sistemas de tecnologia, monitoramento eletrônico, sala lilás nas delegacias, grupos reflexivos e de apoio, dentre outras ações.

Segundo a assessoria da senadora, o programa foi desenvolvido por meio de parceria com outras lideranças políticas, como a deputada Soraya Santos, procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados; a jurista Luciana Lossio, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); a juíza Renata Gil, indicada para o Conselho Nacional de Justiça; e a advogada Camila Mariz.