Evento na cidade paranaense reuniu mais de 1,5 mil pessoas, incluindo prefeitos, centenas de vereadores, vereadoras e vice-prefeitos da região

 

Redação Scriptum

 

Maringá, no Paraná, foi palco de encontro organizado pelo PSD Mulher no último dia 19 de outubro. Presidido por Sandra Duda, o PSD Mulher-PR teve encontro organizado pela coordenadora regional Akemi Nishimori e reuniu mais de 1,5 mil pessoas, segundo as promotoras da atividade.

Contou com a mobilização do deputado federal Luiz Nishimori, e com o apoio do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, do presidente do PSD Maringá, Francisco Favoto, e de outras lideranças políticas da região.

O encontro foi prestigiado por mais de 50 prefeitos pessedistas, centenas de vereadores, vereadoras e vice-prefeitos da região e se destacou por receber mais de 50 novas filiadas que foram representadas em ato cerimonial simbólico por lideranças femininas da cidade: Terezinha Pereira, Secretaria Municipal da Mulher do município; Mirian Scabora, Vice-Presidente do Provopar; Adeliney Denez da Silva, Assessora de Assuntos Comunitários; Ana Carolina Carnelossi, Gerente da Vigilância Sanitária de Maringá; Caroline Zanetti, Diretora de Políticas Públicas da Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Maringá; Ana Claudia Gomes Bergamaschi, Diretora de Assuntos Comunitários; Clarice Chimirri, Diretora da Agência do Trabalhador de Maringá.

Também ocorreu a apresentação da palestra “Mulher em seu Lugar: A Vez do Protagonismo Feminino na Política Brasileira”, com a advogada eleitoral Francine Nishimori, que é integrante da comissão de direito da OAB Rio de Janeiro e especialista em direito eleitoral pela Escola de Direito de Brasília no Instituto Brasiliense de Direito.

Caravana do PSD Mulher PR – Esses encontros fazem parte da caravana pessedista do PSD Mulher, lançado em 2022, somos mais de 15 mil mulheres e contamos com um público de mais de 10 mil mulheres.

 

A coordenadora regional do PSD Mulher-PR e organizadora do evento, Akemi Nishimori

 

O PSD Mulher Paraná vem crescendo “exponencialmente”, segundo a organização local do partido, com o objetivo de aumentar a representatividade feminina nas eleições municipais do ano que vem. Das 39 prefeitas eleitas, 18 são do PSD, representando mais de 45% das prefeituras comandadas por mulheres. Além disso, existem 9 vice-prefeitas e 91 vereadoras. No ano de 2022, o PSD PR elegeu 2 deputadas federais: Luísa Canziani e Leandre Dal Ponte que atualmente é Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná e 2 deputadas estaduais: Cloara Pinheiro e Márcia Huçulak.

Compromisso com a Igualdade de Gênero 

Para o governador do Paraná e presidente do Partido Social Democrático do Paraná (PSD PR), Carlos Massa Ratinho Junior, o ganho de protagonismo feminino na política, assim como em outras áreas da sociedade, é um processo que deve ser liderado pelas próprias mulheres. “As mulheres possuem um olhar social mais aguçado. São guerreiras que ajudam a melhorar o Paraná e a acabar com um processo cultural histórico da política brasileira, que é o protagonismo exclusivo dos homens”, afirma.

Neste ano, o PSD PR estabeleceu a meta de garantir que as comissões provisórias municipais tenham pelo menos 30% de participação feminina, contribuindo para o avanço da igualdade de gênero em todo estado, nas esferas partidárias. Essa medida foi acrescentada ao manual de procedimentos do Diretório do PSD no Paraná, promovendo um ambiente mais inclusivo e igualitário. Atualmente, a família pessedista é composta por mais de 37 mil pessoas filiadas ao PSD no Paraná, sendo especialmente gratificante observar que mais de 38% são mulheres.

A presidente do PSD Mulher PR, Sandra Duda, também é membro da comissão executiva Nacional e estadual do Partido Social Democrático do Paraná (PSD PR) e faz parte do grupo de fundadores do PSD. Sob sua coordenação no PSD Mulher PR, o diretório estadual testemunhou o crescimento do número de filiadas, passando de 6 mil em 2016 para mais de 15 mil mulheres em 2022, representando um aumento positivo de quase 63% nos quadros femininos em apenas seis anos.