Uma atendente da central mantida pelo Ligue 180 pode ser acionada a qalquer momento

Redação Scriptum

 

O Ligue 180, serviço telefônico que orienta e encaminha denúncias de violência contra as mulheres, passou a contar neste ano com atendimento por meio de canal no WhatsApp. Segundo o Ministério das Mulheres, uma atendente virtual chamada Pagu atende pelo aplicativo de mensagens. O sistema foi separado da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que presta serviço pelo Disque 100.

O Ministério destaca também que são oferecidas várias opções de ajuda, mas a qualquer momento uma atendente da central mantida pelo Ligue 180 pode ser acionada.

O órgão apontou ainda que a separação dos serviços permite a coleta de informações sobre violência de gênero e a formulação de políticas públicas.

O Ligue 180 pelo WhatsApp é operado por meio do número (61) 9610-0180 ou que também pode ser acessado por um link.

Segundo a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, o serviço por WhatsApp permite agilidade e efetividade nas denúncias. “A violência contra a mulher é uma das grandes questões do Brasil e este sistema é um suporte importante neste tema fundamental”, disse.

O PSD Mulher organiza e promove em diferentes espaços ações afirmativas, de formação e debate, voltadas a incrementar a presença da mulher na política.