Minas Gerais teve neste sábado (9) mais uma edição do programa “Formação e participação da mulher na política/Insper”, atividade que o PSD Mulher vem promovendo em parceria com a instituição de ensino e pesquisa, uma das mais relevantes do país, em diversos estados.

Crédito: Alessandro Carvalho

“Foi uma atividade incrível, trazendo conceitos muito importantes e que toda mulher na política deve conhecer”, disse Laiz Soares, coordenadora do PSD Mulher em Minas Gerais. Laiz também pontuou que o evento contribuiu para “abrir a cabeça” de filiadas ao PSD-MG quanto a diferentes temas, e destacou, entre outros aspectos, importância do combate à violência política de gênero. Ressaltou o papel do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio.

O debate ocorreu durante todo o sábado, e no formato das atividades parte-se das desigualdades de gênero para a discussão de aspectos para ampliar a participação feminina, além de levar o debate à formulação de políticas públicas – enfocando construção de propostas por mulheres e para mulheres.

Zânia Faria, vereadora em seu segundo mandato em Santa Rita de Minas, apontou que tomar contato com informações e experiências de outras mulheres permite maior “confiança” na atuação política e “preparação para atuação futura”. Ela se mobiliza para disputar a eleição à prefeitura em 2024.

“A formação engrandeceu meu pensar e vamos levar adiante o conteúdo, visando estimular mais mulheres atuando na política”, disse Irineia Regina Marques, liderança comunitária com atuação na área da saúde em Divinópolis.

Além de Minas, os encontros já aconteceram na Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher, destacou a iniciativa e a participação das mineiras no evento deste sábado, que ocorreu no hotel Novotel, em Belo Horizonte.

“É muito importante observar a participação dessas filiadas nas atividades e Minas Gerais, com mais de 850 cidades, é uma grande território político para o PSD, tendo também em vista que ano que vem teremos eleições municipais”, disse Alda. “Nesse sentido, formação, capacitação e troca de experiências, que é o que buscamos proporcionar na parceria com o *Insper* é fundamental, inclusive com uma discussão da realidade nas cidades”, completou.

Alda Marco Antonio também mais uma vez destacou a necessidade de ampliar a presença das mulheres nos processos político e eleitoral e as eleições de 2024 no horizonte pautam também as atividades do PSD Mulher. “O PSD Mulher trabalha para que suas militantes estejam preparadas para o debate público, buscando muitas vitórias”, disse.