A presidente do diretório estadual do PSD no Rio Grande do Sul, Letícia Boll Vargas, se reuniu nesta segunda-feira (19) com a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, em São Paulo, e discutiram o quadro no estado para o ciclo eleitoral deste ano. O PSD-RS deverá incentivar o lançamento de candidaturas femininas no estado em 2024, tanto para as Câmaras Municipais, quanto para os cargos de prefeita e vice-prefeita.

“Discutimos o planejamento para lançamento de candidaturas femininas, este que é um grande objetivo de nosso trabalho e do PSD, e entendo que o estado do Rio Grande do Sul atuará com firmeza nesse sentido”, disse Alda Marco Antonio. A coordenadora nacional do PSD Mulher também destacou que o partido no estado deverá contar em prol das candidaturas femininas com a atuação de Ana Amélia Lemos, que foi senadora e é uma liderança entre gauchas e gauchos e entre outros papéis no campo político, já foi candidata a vice-presidente da República.

Segundo Letícia Boll Vargas, presidente do PSD-RS, o partido desenvolve ações contínuas de formação política para as mulheres e em 2024, ano eleitoral, “isso não poderia ser diferente”. “Seja a partir de encontros, cursos e diferentes outras formas de qualificação da mulher para o ambiente político, seguimos com essa diretriz”, afirmou.

Também participaram da reunião Claudia  Araujo, vereadora de Porto Alegre, Rosângela Negrini, tesoureira estadual e a ex- prefeita Fabia Richter, de Cristal.

Segundo Letícia Boll Vargas, o diretório estadual do Rio Grande Sul deve organizar após maio mais um encontro com o objetivo específico de discussão  de aspectos para maior presença feminina nos processo político e eleitoral.

“O PSD do Rio Grande do Sul é presidido por uma mulher, o que serve também de estímulo à participação de outras mulheres na política, confere segurança e mostra que é importante e possível atuar no ambiente político”, concluiu Letícia.

“Assim como ocorre no Rio Grande do Sul, esta movimentação pela presença feminina no processo eleitoral deve se desenvolver em outros estados e trabalhamos nesse sentido”, disse Alda.