Encontro discutiu políticas públicas por mulheres e para mulheres e também enfrentamento a temas como violência de gênero

 

Redação Scriptum

 

Mais uma etapa do programa “Formação e participação da mulher na política/Insper”, parceria do PSD Mulher com a instituição de ensino, foi organizada neste sábado (18), desta vez na Paraíba, em atividade de formação política para as filiadas do partido, debatendo aspectos como construção de políticas públicas por mulheres e para mulheres e também enfrentamento a temas como violência de gênero convencional e violência de gênero de recorte político.

O evento aconteceu no Hotel Hardman Praia, em João Pessoa, capital do estado, e teve presença de representantes do PSD de dezenas de municípios paraibanos, “do Litoral ao sertão”, como destacou a organização.

A senadora Daniella Ribeiro, presidente estadual do PSD, ressaltou a importância da atividade, mencionando que as mulheres são maioria da população no país. “E devemos estar representadas por mulheres, que compreendem as nossas vicissitudes e os desafios para a mulher”, afirmou. Segundo a senadora, eventos como este que o PSD organiza cumprem o papel de incentivar maior participação feminina no processo político.

 

A vereadora Eva Gouveia, presidente do PSD em Campina Grande, pedagoga e gestora, foi uma das participantes, assim como Rosália Lucas, coordenadora estadual do PSD Mulher e secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado. “O PSD na Paraíba realiza hoje programa de formação recebendo filiadas de todo o estado, atividade promovida pelo Insper, entidade de altíssimo nível para a capacitação em políticas públicas para as mulheres no nosso estado”, disse Rosália.

Daniella Ribeiro também apontou que outros cursos e eventos serão ofertados na Paraíba com o intuito de fortalecer cada vez o mais partido no Estado. “Quero agradecer ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, à coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, e, principalmente a todas as mulheres que aqui se encontram. O nosso compromisso é fortalecer o nosso partido e, em relação às mulheres, capacitá-las e ajudá-las a vencer os muitos desafios que precisamos vencer na política”, pontuou.

O debate ocorreu durante todo o sábado. Nas atividades desenvolvidas pelo PSD em parceria com o Insper, que já aconteceram também no Rio de Janeiro, Ceará e Bahia, partem-se das desigualdades de gênero para a discussão de aspectos para ampliar a participação feminina, além de levar o debate à formulação de políticas públicas.

Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher, destacou que essas agendas se inserem no propósito do partido para incrementar a participação das mulheres nas atividades políticas, na vida partidária e esferas de poder. Alda ressaltou ainda que estão se aproximando novas eleições municipais, em 2024, e é importante que mulheres participem da formulação do debate público e a disputa eleitoral. “O PSD Mulher trabalha para que suas militantes estejam preparadas para o debate público, buscando muitas vitórias”, disse.