A vereadora Karina Soltur: “Acontecimento fica na memória do Legislativo e tem o aspecto da luta por espaço das mulheres”

 

Redação Scriptum

A vereadora do PSD de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, Karina Soltur assumiu entre os dias 21 e 23 de junho a presidência da Câmara Municipal da cidade, uma das maiores do Estado, em feito inédito na história de Guarulhos. Com a licença do presidente do Legislativo, Ticiano Americano, que assumiu interinamente a Prefeitura, Karina ocupou o posto na semana passada, e destacou o “aspecto histórico” deste processo.

“É um acontecimento bastante importante, que fica na memória do Legislativo e tem o aspecto da luta por espaço das mulheres”, disse Karina. “A representação feminina na política precisa ser sempre discutida e aprimorada e as mulheres ainda sofrem muita restrição ao seu espaço no processo político”, completou.

A vereadora ressaltou que se ampliou a representação feminina na gestão atual na Câmara de Guarulhos – são sete mulheres ante 34 parlamentares, mas ainda é preciso incrementar a presença feminina. “Há discriminação e pouco espaço, as mulheres devem matar um leão por dia, o que pontua como este é um ato memorável.”

Segundo Karina Soltur, embora curta a gestão à frente da Mesa Diretora, não foi apenas simbólica, já que o legislativo encaminhou projetos e indicações, e analisou contratações e licitações.

No primeiro mandato em Guarulhos, Karina já havia presidido o legislativo em outro município – teve dois mandatos em Bom Jesus dos Perdões. Ressaltou o alcance e o tamanho maior da Câmara de Guarulhos e pontuou que ter ocupado brevemente sua presidência indica que “mulheres podem ocupar espaços”. “Acho que é uma conquista que não é só minha, das mulheres, e que mostra que podem buscar seu lugar”, disse.

Para Alda Marco Antonio, coordenadora do PSD Mulher, Karina Soltur tem experiência como militante política e como legisladora, e o partido e o movimento de mulheres “estão orgulhosos do papel que exerce”. “Pode ser encarado como um passo que damos na tão sonhada equidade entre homens e mulheres na política brasileira”, afirmou.

O PSD Mulher organiza e promove ações afirmativas, de formação e debate, voltadas a incrementar a presença da mulher na política, e Alda ressaltou que a desigualdade de gênero sob o critério da violência é um grande assunto, em discussão permanente.