Levantamento consolidado para todas as regiões brasileiras a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral mostra o PSD com cerca de mil prefeitas, vereadoras, deputadas federais e deputadas estaduais, que se somam à maior bancada feminina entre os partidos no Senado Federal, com seis mulheres representantes de diferentes estados brasileiros.

O estudo demonstra que entre as filiadas ao partido estão prefeitas em diferentes estados, como por exemplo 30 em São Paulo, 15 na Bahia e 14 no Paraná. Além disso, o PSD tem também 55 vereadoras no Ceará, 74 em Minas Gerais e 58, em Santa Catarina. Também conta com mulheres exercendo mandatos de deputada estadual em diferentes estados: Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo.

Esses são apenas alguns dos números de mulheres com mandatos nas diferentes regiões do país, e que se somam à representação feminina do PSD no Congresso Nacional.

São filiadas ao PSD as senadoras Daniella Ribeiro, da Paraíba, Eliziane Gama (Maranhão), Jussara Lima (Piauí), Mara Gabrilli (São Paulo), Margareth Buzetti (Mato Grosso) e Zenaide Maia (Rio Grande do Norte). Na Câmara dos Deputados, o PSD conta com a atuação de Leandre Dal Ponte (PR), Luísa Canziani (PR), Laura Carneiro (RJ), Eliane Braz (CE) e Delegada Katarina (SE).

A coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, destaca que o partido vem avançando quanto à presença de mulheres, em mandatos eletivos e em posições de gestão e coordenação na esfera pública e citou o exemplo do governo de Sergipe. São oito mulheres integrando pastas da administração estadual, em um universo de 46 mulheres em cargos de direção. Na prefeitura do Rio de Janeiro a coordenadora do PSD Mulher, Joyce Trindade é a atual secretaria municipal de Mulheres.

“É importante observar esses números, que mostram paulatinamente maior presença feminina do PSD, que no seu todo é um partido que cresce em relevância, já tendo por exemplo o maior número global de prefeitos do Brasil”, disse.

“Mas precisamos ampliar a participação feminina. Nunca é demais lembrar que mulheres são metade da população, e a representação feminina deve perseguir esse referencial”, completou.

Alda também pontuou que este ano tem ciclo eleitoral em que serão eleitos prefeitos e vereadores em todo o Brasil. “E o PSD Mulher organiza nos diferentes estados ações voltadas a incrementar a presença das mulheres nessas funções públicas”, disse.

Alda Marco Antonio ainda reafirmou o apoio fundamental do presidente nacional Gilberto Kassab para a busca por mais participação feminina na política, e lembrou que o PSD Mulher promove atividades de formação e capacitação em diferentes estados brasileiros.